quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Recandidatura de Pedro Soares é golpe para a Universidade do Minho

O anúncio da recandidatura de Pedro Soares à presidência da Associação Académica da Universidade do Minho é um rude golpe na estretégia da reitoria da UM para aumentar as receitas no próximo ano lectivo. A saída de Pedro Soares da AAUM deixava espaço livre para que terminasse finalmente o curso. Com a final da licenciatura de Soares a reitoria da Universidade podia aumentar em 15% os numeros clausus no próximo ano lectivo. Soares ocupa 12 vagas de Medicina, 11 de Administração Pública e todo o curso de música.
A última esperança da reitoria chama-se Ana Bárbara e os seus amigos bloquistas, que decidiram apresentar uma candidatura de oposição ao Grande Líder.

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Breve: Emails dos produtos Nicolinos eram spam na caixa da Tempo Livre

O erro informático que levou a que as encomendas das peças de merchandisng a serem enviadas para a Tempo Livre não teve consequências de maior. A cooperativa não atendeu nenhum dos pedidos reenviados pelo site da Tertúlia Nicolina, uma vez que estes foram directamente enviados para a caixa de spam.

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

PSD vai colocar chip nos presidentes de junta

O líder do PSD de Guimarães, José Manuel Antunes, avançou, na última reunião da direcção dos social-democratas, com uma proposta que pretende resolver, de uma vez por todas, as fugas de presidentes de junta para o PS.
Depois dos presidentes de Brito e Pinheiro, por exemplo, os social-democratas temem vir a perder outras juntas ainda antes das eleições. José Manuel Antunes quer que em todos os autarcas do PSD seja implantado um chip, com um localizador GPS. Sempre que o presidente de junta se aproximar da Câmara, da sede do PS ou da casa de Domingos Bragança, o chip emite um sinal de alarme que enviará um sms aos telemóveis de Antunes, Carlos Vasconcelos e Alexandre Barros. Quem estiver mais perto deve impedir a fuga.
A proposta inicial de Antunes era mais arrojada. O líder do PSD queria que o chip emiti-se um choque eléctrico aos presidentes da junta. A proposta mereceu forte oposição do autarca de S. Torcato, que teve receio de sair esturricado. 

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Prémio Vasco Pulido Valente para Samuel Silva

O blogger-jornalista-aziado Samuel Silva vai receber, no final deste mês, o prémio "Vasco Pulido Valente" atribuído pela associação Amigos da Má Língua anualmente, de Donin. O prémio destina-se a destinguir a personalidade vimaranense que mais se tenha destacada no último ano na crítica destrutiva, azia e maus fígados.
Marco Infante, presidente da associação, justifica a escolha em declarações ao Azemel Vimaranense. "Não há quem consiga dizer tão mal de tanta gente ao mesmo tempo desde o Miguel Esteves Cardoso na Sic. Ele já disse mal de quase toda a gente que se mexe em Guimarães só falta mesmo dizer mal dele e do pai", afirma Infante.
O prémio Vasco Pulido Valente, assim nomeado em homenagem ao azedo-mor do país, será entregue numa gala a realizar na Casa do Povo de Donim. O espectáculo será produzido pela AudioVeloso, apresentado por Sandra Guimarães. 

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Pinheiro muda para o PS. PSD quer o Pregão

O PS assegurou um dos primeiros grandes trunfos para a batalha autárquica que se avizinha. Pinheiro passará a ser, nas próximas eleições, do PS. Como já tínhamos avisado, serão várias as “contratações” dos socialistas no próximo ano, a começar pelo bloquista Alberto Fernandes.

Baralhado com mais uma perda, o PSD já preparou uma ofensiva. Os estrategas dos social-democratas vão tentar resgatar o Pregão, um dos poucos números das Nicolinas que ainda não caíram nas mãos dos socialistas.

Como se sabe, as Posses são de Magalhães há décadas e as Danças são da Câmara desde que fechou o Jordão. Baile tem o PSD levado todas as eleições e Roubalheiras, há quem diga, também é uma especialidade rosa. As Maçãzinhas serão o última batalha entre os dois maiores partidos.

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Pandemia de infantilidade afecta Guimarães

Depois da pandemia de suicídios, há agora outra maleita a alastrar temerosamente entre os vimaranenses. Trata-se de uma pandemia infantilidade que tem posto em causa o protótipo do macho vimaranense.

Os habitantes locais não só perderam a sua mística nas manifestações desportivas, deixando a sua equipa ser humilhada em casa, sem que nada aconteça aos adversários e homens do apito, como, nas últimas semanas, há uma série de fenómenos estranhos que têm deixado apreensivas as autoridades políticas e de saúde, bem como o presidente do CAR.

Na semana passada, um homem deu entrada no hospital de Guimarães com o aparelho vibrador metido pela tripa acima. Depois, um outro indivíduo assaltou a empresa municipal mais pobre (se quisesse dinheiro ia à Oficina, que tem três milhões de orçamento) utilizando uma arma de plástico. O que se seguirá?

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Câmara apresenta nova agenda da reunião de Câmara

Depois de a vereadora da CDU ter protestado contra a complexidade dos assuntos incluídos na agenda da reunião de Câmara, o marketeer do município inventou uma nova agenda, que será estreada na próxima reunião. O Azemel Vimaranense teve acesso ao novo documento, que será um novidade na vida autárquica do país e promete fazer furor.
A nova agenda da reunião de Câmara será escrita apenas com palavrar que não ultrapassem as cinco letras, terá um glossário no final e figuras para colorir em casa um dos pontos da ordem de trabalhos.

sábado, 15 de novembro de 2008

Há mais candidatos para a assessoria da CEC do que para comissário

Jorge Sampaio, Freitas do Amaral, João Lobo Antunes, Anabela Mota Ribeiro, Augustos Mateus, Manel das Vacas. Seis nomes sondados pela Câmara de Guimarães para assumirem a liderança da Capital Europeia da Cultura e de todos a mesma resposta: Não vai dar.
As dificuldades em encontrar um comissário para a Capital da Cultura têm sido várias, assimo como difícil está a escolha do responsável pela programação do evento.
No entanto, a Câmara terá que resolver a situação em breve. E tem outra questão entre mãos. A assessoria de imprensa da Capital da Cultura. Os nosso ilustres colegas dos jornais de Guimarães têm feito chegar vários pedidos à autarquia, numa corrida que já foi classificada como "sete cães a um osso".

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Breve: Director do Azemel Vimaranense vai mudar de nome

José de Sousa Bandeira (eu) vai mudar de nome sempre que assinar as notícias que diariamente trás até aos seus leitores. José de Sousa Bandeira passará a assinar como José S. B. em jeito de homenagem à jornalista-mistério do Povo de Guimarães, Raquel G.

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Obras Completas de Vítor Ferreira editadas em livro

O candidato do PSD à Câmara de Guimarães, Vítor Ferreira, vai lançar, n início de 2009, um livro com textos seus. A iniciativa faz parte da estratégia de campanha dos social-democratas que está a ser desenhada por uma agência de comunicação da rua de Santo António.
Vítor Ferreira começou já a aparecer em vários jornais locais, como o Reflexo e o Povo de Guimarães, mostrando as opiniões que lhe desconhecemos nos três anos que leva na vereação. São precisamente esses textos que serão compilados no volume "Obras Completas do Engenheiro Vítor Ferreira", uma obra que deverá ter cerca de uma página e meia, mais um prefácio, assinado por António Castro, administrador da Vimágua.

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Alberto Fernandes é o próximo a mudar para o PS

O deputado do Bloco de Esquerda Alberto Fernandes vai ser candidato pelas listas do PS nas próximas eleições autárquicas. Fernandes vai seguir assim o caminho de outros agora socialistas, como Bernardino Silva ou António Magalhães.
A "contratação", mantida em segredo nos últimos meses, foi descoberta depois de ter sido conhecido o novo penteado do futuro-ex-bloquista. O cabelo revolucionário de Fernandes foi cortado pelo cabeleireiro Jaime Dores, que tratou da nova imagem do executivo rosa.

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Arranjo do Cento Paroquial das Taipas foi conseguido pelo MTAC

O arranjo exterior do Centro Paroquial das Taipas, que tanta polémica tem levantado, não foi afinal conquistado por nenhum dos que lhe reclamaram a paternidade. A obra não foi prometida pela Câmara nem ao candidato do PS, nem ao cura da paróquia. Afnal, a obra foi prometida ao MTAC, depois de o movimento separatista se ter reunido com Domingos Bragança, número dois da Câmara, num restaurante da Morreira.
Nesse encontro, o MTAC ameaçou boicotar algumas das iniciativas mais importantes que vão decorrer na cidade nos próximos meses: A ópera O Elixir do Amor, o Vitória-Paços de Ferreira e o concerto de Mikael Carreira. O MTAC deu ainda conta de que foi por sua acção que terminaram a Feira do Artesanato, a Feira do Comer e o mandato de Luciano Baltar na ACIG, numa prova de força que convenceu a Câmara. 

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

À mar e mar à ir e voltar



E à quem ande há procura também...


domingo, 9 de novembro de 2008

Cultura: CD do Vitória é um misto de pós-punk com karaoke

Anunciado com grande pompa, o primeiro CD oficial do Vitória é uma das mais marcantes obras musicais do ano. Não apenas porque tem o selo da AudioVeloso, uma marca top of mind quando se fala em qualidade artística, como pelo facto de ser uma manifesto de pós-modernidade. O CD oficial do Vitória mistura os cânticos debitados ao vivo pelos adeptos do clube com música gravada em estúdio. E isto afigura-se como um verdadeiro case study.
Misturar realidade e desenhos animados era moda nos início dos anos 90, em Hollywood, com filmes como "Quem tramou Roger Rabit". O Vitória demorou quase 20 anos a embarcar nesta onda, mas fá-lo com propriedade.
Além disso, a utilização dos cânticos dos vitorianos no estádio tem a genial novidade de utilizar mão-de-obra gratuita - alguém recebeu cachet por isso? - e ainda obrigar esses mesmos "operários" a pagarem para ouvir a sua masterpiece. Isto é uma das mais brilhantes estratégias financeiras da história, ao nível da invenção da escravatura, por volta de 135 a.c., e dos recibos verdes, em 1982.
Centremo-nos pois na vertente de estúdio desta magnífica peça musical. O disco do Vitória é um misto de pós-punk com karaoke. O ritmo dengoso e pachorrento - género Fajardo - em nada é consetâneo com a animação que se supõe estar associada ao apoio a uma equipa de futebol. Reside aqui um dos traços mais singulares desta obra. As músicas são tão lentas e apagadas que Ian Curtis parecia um rapaz hiperactivo e feliz da vida à beira dos senhores que fizeram este disco. Tudo isto com um toque de karaoke, conferido pelos sintetizadres Casio e a bateria digitalizada, que enformam cada música como um pedaço único da história das artes.

Avelino da Silva Guimarães*


*Colaborador do Azemel Vimaranense: Crítico literário, melómano e sócio da Muralha.

sábado, 8 de novembro de 2008

Crónica: Não morremos, apenas fomos a Bruxelas

As más-línguas já puseram a correr na cidade que o Azemel Vimaranense chegou ao fim. Nada disso. O Azemel esteve parado porque estivemos em Bruxelas a acompanhar a reunião que a Câmara de Guimarães teve com o júri da Capital da Cultura na quarta-feira (e depois ficamos a ver montras).
À chegada esperavamos ver uma cidade em pé-de-guerra com as novas vindas da Comissão Europeia. Nada disso, também. Ninguém sabe, nem ninguém perguntou o que por lá se passou. Mesmo que o presidente do júri tenha dito que o dia 5 de Novembro era essencial para definir a atribuição da Capital da Cultura a Guimarães. Não foi.
A vereadora da Cultura chegou a Bruxelas sem os nomes que tinha ficado de levar. Ainda não há comissário, nem programador, nem nada. Há um projecto - que já lemos, mas é apenas giro, mas nada concreto - e Guimarães lá levou um novo "puxão de orelhas" por não ter equipa nem programação.

Para mais informações não cliquem aqui

sábado, 1 de novembro de 2008

Magalhães convidado para festa da JSD

António Magalhães, o presidente da Câmara de Guimarães, vai ser convidado de honra da festa de tomada de posse da JSD. O líder reempossado da juventude laranja acusou o autarca de ter um “pensamento poeirento” e desde logo foi contactado por várias dezenas de correligionários que afirmaram estar desejosos de conhecer pessoalmente Magalhães. “Se ele é poeirento, queremos cheirá-lo”, afirmou ao Azemel Vimaranense um militante da Jota com sobrenome indicativo da origem familiar abastada.

A JSD já tinha sido pioneira no “sistema de quotas inversas”. Os militantes, em lugar de pagarem uma quota mensal como noutras agremiações, recebem dinheiro para se inscreverem na estrutura.