sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Investigação: Guimarães é mãe de Afonso Henriques, mas Viseu é mesmo o pai

Os nossos colegas do Notícias de Guimarães anunciam esta semana que Guimarães vai assumir a “maternidade das comemorações” dos 900 anos de D. Afonso Henriques. A ideia terá partido de António Magalhães que assim assumiu o seu instinto maternal para responder às solicitações do PSD e de outras associações da cidade.

Mas o que está a causar estranheza é que Guimarães queira ser Mãe da festa, mas não esteja a reclamar também a paternidade. Numa investigação exclusiva Azemel Vimaranense/The Sun, descobrimos o porquê desta estranha inclinação feminina.

O que Magalhães não quer dizer é que está grávido destas comemorações. E tudo porque, numa after-party de uma reunião da ANP, teve um one night stand com Fernando Ruas, presidente da Câmara de Viseu. O autarca vimaranense não estava protegido e acabou surpreendido, uns dias depois, com o anúncio público do viseense de que queria liderar as comemorações do nono centenário do primeiro rei. Os testes de ADN confirmam que Ruas é mesmo o Pai da criança e Magalhães já se arrependeu de não ter assumido uma posição activa.

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Filho de Víctor Magalhães não foi o primeiro teenager a negociar pelo Vitória

A polémica em torno dos negócios feitos pelo filho do ex-presidente do Vitória, Vítor Magalhães, afinal é descabida. O miúdo, que tinha carta branca para contratar jogadores e foi o responsável, por exemplo, pela vinda de Geromel, teve um antecessor. O jornal Jogo anunciava ontem que, na década de 60, era ele um teenager, já Raúl Rocha liderava as vendas do Vitória, tendo vendido os míticos Pedras e Augusto Silva por 1250 contos.

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Breve: Nova direcção da Muralha preocupada com estado de conservação do próprio presidente

A nova direcção da associação de defesa do património Muralha está preocupada com o estado de conservação do seu novo presidente. Fernando Conceição faz parte do património de Guimarães, mas as novas tarefas põe em causa a sua sustentação. Fonte da Muralha afirmou ao Azemel Vimaranense que teme que Fernando Conceição venha a ter problemas de segurança. “Com uns dias de intempérie agora no Inverno, pode mesmo ameaçar ruína”, afirmou a mesma fonte. Ainda assim, a solução por Fernando Conceição parece melhor do que o desabamento da própria associação.

sábado, 25 de outubro de 2008

Breve: Magalhães, Mesquita e Ruas na Expo Clássicos

A Expo Clássicos que decorre entre hoje e amanhã no Multiusos de Guimarães terá três supresas. A exposição vai contar com as presenças de três clássicos portugueses: António Magalhães, Mesquita Machado e Fernando Ruas. Os três modelos vão tentar mostrar a beleza e solidez dos clássicos.
Fernando Ruas será o grande motivo de atracção entre os modelos de todo-o-terreno. "Entre pedras e pedregulhos é onde Ruas se sente bem", anunciou ao Azemel Vimaranense Carlos Freitas, um dos organizadores do evento. Já António Magalhães vai estar entre os veículos utilitários. "Magalhães é um modelo de baixo consumo. Vai conseguir fazer uma Capital da Cultura a custar ao todo menos do que a Casa da Música custou sozinha", avançou a mesma fonte.
Mesquita Machado será a grande estrela de uma das secções do certame: os veículos em fim de vida.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

O primeiro dinausauro gay

O que é, o que é, que usa penas e não voa? É o Epidexipteryx, o primeiro dinaussauro gay.

Taluda da lotaria não chega para pagar contas da Vimágua

A taluda da lotaria Clássica vendida em Guimarães valeu 400 mil euros aos oito apostadores que compraram fracções do bilhete premiado. Mas o dinheiro arrecadado pelos premiados não vai chegar para pagar as contas da Vimágua que têm recebido em casa.
"Eu moro em Atães e os senhores da água nunca lá foram ver o contador, de maneira que nunca sabem a minha contagem. Olhe, agora querem que eu pague a água toda que vou consumir até morrer, de uma vez", conta um dos premiados, que pediu anonimato.
A ideia da Vimágua está a fazer furor e deverá ser seguida por outras autarquias e empresas municipais. A Agere, de Braga, quer comprar a ideia e a Câmara de Cerveira aplicá-la em alguns condomínios fechados.


quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Mesquita Machado quer comprar estrada Silvares-Fermentões

É uma bomba que vai rebentar a qualquer momento: o presidente da Câmara de Braga quer comprar a nova estrada Silvares-Fermentões e integra-la no concelho vizinho. O "dinaussauro" socialista está desesperado por encontrar uma alternativa à Bracalândia, o parque de diversões para miúdos que vai ser substituído por um parque de diversões para geeks.
Mesquita Machado ficou deliciado com as curvas, conta-curvas, loops e slalooms da nova via e pretende fazer daquele espaço um novo parque de diversões. "É melhor que uma montanha russa, com a vantagem de que acaba perto do Carreira, onde podemos petiscar qualquer coisa depois de termos esvaziado o estômago na viagem", afirmou ao Azemel Vimaranense um dos promotores da obra, António Miranda.
A Câmara de Guimarães não parece muito convencida, mas fez uma contraproposta. Magalhães quer receber em troca Paulo Brandão, António Salvador e a estátua do Cónego Melo.

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Crise afecta comunicação social local

A crise financeira está a lançar o pânico nas bolsas, nas sedes das empresas e em casa do Belmiro de Azevedo. Mas a comunicação social não está a passar ao lado deste momento de fragilidade do sistema financeiro internacional.
Os exemplos têm-se sucedido um pouco por todo o mundo e chegaram agora a Guimarães. Depois de os salários do Povo de Guimarães terem começado a ser pagos em géneros, foi a vez do site GuimarãesDigital ter ficado sem servidor por falta de pagamento, durante o último fim-de-semana. Desta forma, o site deixou orfãos as centenas de vimaranenses que acorrem lá diariamente à procura de notícias sobre assaltos, suicídios e iniciativas do presidente da junta de Ronfe.
A empresa que detém o site, e outros títulos locais como o Comércio de Guimarães, o Desportivo de Guimarães, 40% da GMR TV e do jornal do Vitória, acabou por conseguir encontrar uma solução para a crise leiloando uma notícia do Desportivo de Guimarães sem erros ortográficos. Pela sua raridade, a notícia foi vendida por 800 euros a um magnata de Gominhães.

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Conferência de Imprensa de Cajuda foi mais curta que o mandato de Marinho

A conferência de imprensa que o técnico do Vitória deu no final da última partida com o União de Lamas foi mais curta que o mandato de José Marinho enquanto director de Comunicação do Vitória. Cajuda falou aos jornalistas durante um minuto e meio e Marinho nunca falou com jornalistas durante os três meses que permaneceu em Guimarães.

A saída de Marinho não é, no entanto, alheia a esta situação. Cajuda foi um dos responsáveis pela vitória de Ana Bárbara na sondagem do Azemel Vimaranense, uma vez que queria pressionar a dar-lhe uma directora de comunicação de excelente nível. Por isso, Cajuda amuou, só falou um minuto e meio e acabou com as entrevistas dos jogadores no final dos treinos.

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Ana Bárbara domina a votação

A cronista do Povo de Guimarães Ana Bárbara dominou a votação do Azemel Vimaranense onde se pretendia conhecer a opinião dos vimaranenses sobre quem deve ocupar o cargo de director de comunicação do Vitória deixado vago depois de José Marinho ter saído do clube para ir a Milão comprar uns fatinhos para melhorar o seu guarda-roupa.
Ana Bárbara não escreveu nas últimas duas edições do Povo de Guimarães, deixando antever que estava a planear novos voos. A reputada opinion maker recolheu 50% das preferências dos nosso leitores. O blogguer O Vimaranes e o jornalista da RTP Evgueni Moravitch receberam 18% cada e Duarte Magalhães foi o escolhido de apenas 10% dos nosso leitores.


sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Vítor Ferreira é a escolha óbvia para combate de sarjeta

Vítor Ferreira foi o escolhido do PSD para se candidatar à Câmara de Guimarães. As eleições são no próximo ano e Ferreira vai bater-se contra o homem que lhe assina os cheques ao fim do mês.
O engenheiro é funcionário da Câmara e, de acordo com a lei, terá que ser autorizado pelo presidente da edilidade a apresentar a candidatura. Mas este facto, em vez de um obstáculo, será usado pelo PSD como um trunfo na próxima campanha autárquica.
“Vítor Ferreira foi gerente do SMAS, por isso está habituado a tudo o que sejam esgotos, sarjetas e afins. E é mais ou menos por aí que se faz a política em Guimarães”, afirmou ao Azemel Vimaranense uma fonte próxima da liderança do PSD.
Além disso, Vítor Ferreira é um especialista nos temas quentes da actualidade vimaranense: Gestão autárquica, especulação imobiliária, cultura, terrenos junto ao Parque da Cidade, projectos urbanísticos e construção.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Luís Cirilo compra GPS para se orientar politicamente

O antigo governador civil de Braga, Luís Cirilo, vai comprar um GPS de altas prestações para garantir a sua orientação política. Cirilo, conhecido por estar sempre do lado errado da barricada, quer voltar a apostar no cavalo certo, para regressar à política activa.
Os problemas de geografia de Luís Cirilo são antigos e vêm dos tempos em que decidiu ser aliado de Pimenta Machado. Depois escolheu Luís Filipe Meneses, que só foi uma aposta certa durante seis meses.
A última gaffe da geografia política de Luís Cirilo aconteceu esta semana. Num texto publicado no Povo de Guimarães considera o CAR uma associação de esquerda e acha estranho que Cavaco Silva tenha visitado a associação. “Cirilo esqueceu-se que o presidente do CAR é do PSD e até fez parte do seu gabinete do Governo Civil. Das duas uma, ou tem amnésia ou um problema de geografia política”, afirmou ao Azemel Vimaranense o nosso conceituado comentador político Bernardino Silva.

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Cavaco é político há 28 anos (embora não pareça)

Cavaco Silva é político desde 1980, quando foi nomeado ministro das Finanças. Desde então foi eleito primeiro-ministro e foi o homem que mais tempo esteve no cargo. Além disso, é Presidente da Republico há três anos.
Cavaco é um agente activo da sociedade portuguesa há quase 30 anos, embora não pareça. É que o Economista, que tem epifanias ao ver vacas serem ordenhadas, só agora se apercebeu que há uma associação como o CAR. “Se Cavaco ficou feliz por ver o CAR decrépito, imagino como seria se tivesse o tivesse visitado quando era uma associação a serio”, destaca um antigo dirigente do CAR. “Já tivemos desporto, teatro, música e gente que pensava. Agora temos Erasmus bêbados, velhos aos urros a meio da noite e meia dúzia de amigos que se juntam a jogar matrecos”.
Apesar das críticas, o antigo dirigente do CAR, que quis manter-se anónimo, está feliz com a visita do Presidente da República. “Não estava tanta gente na sede antes das 3 da manhã desde 1997”.

terça-feira, 14 de outubro de 2008

70+11+3=83

70+11+3=83. A Rádio Fundação dá uma lição de Matemática.
José Manuel Antunes foi legitimado pela esmagadora percentagem
de 16% dos 521 militantes do PSD. Um líder forte, como se vê.

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Inquérito: Quem deve ser o próximo Director de Comunicação do Vitória?

Marinho sumiu-se. Durou três meses. A família afastou-o da Famiglia, dizem eles, como se nós acreditassemos. O Azemel Vimaranense pergunta agora aos vitorianos quem deve ser o próximo Director de Comunicação do Vitória.
A direcção diz que será Duarte Magalhães. Nós duvidamos. Agora vocês escolhem.
As hipóteses, além do antecessor que será sucessor, são O Vimaranes, o blogger que fez a vida negra ao Marinho. É a melhor alternativa se a direcção quiser calar o único gajo que a critica. Evgueni Moravitch, correspondente da RTP na Rússia, habituado a campos minados e a negociar alojamento com terroistas Tchtchenos. E Ana Bárbara. Porquê? Não sabemos. Nem o Povo de Guimarães sabe porque é que ela lá escreve.
A escolha é dos leitores.

CAR é o mais podre

O CAR venceu a sondagem levada a cabo pelo Azemel Vimaranense na última semana. A associação de Guimarães foi considerada pelos nossos leitores mais podre do que Cavaco Silva.
O CAR teve 42 % dos votos dos nosso leitores. 35 % daqueles que responderam ao inquérito, afirmam que ambos estão igualmente podres e apenas 21 % escolheram Cavaco.
O Presidente da República pode falar de vacas, considerar uma associação que apodrece aos olhos de todos um tesouro, mas ainda assim, merece o nosso respeito. É o senhor Presidente, não é?

domingo, 12 de outubro de 2008

Obras no Parque da Cidade são para construir equipamentos sociais

Está defeito o mistério. As obras que estão a decorrer no parque da cidade não são um loteamento para ser vendido a empresários. O Azemel Vimaranense sabe que os terrenos estão a ser alvo da intervenção que tem motivado tanta polémica para aí ser instalado um conjunto de equipamentos sociais.

De acordo com fonte da Câmara de Guimarães, nos terrenos da Quinta do Outeiro serão construídas habitações sociais. “Tratam-se de 5 residências de dois pisos, com quatro quartos e garagem que pretendemos arrendar por um valor simbólico”, afirmou a mesma fonte. Segundo conseguimos apurar, a renda andará à volta dos 140 euros e será entregue por um concurso semelhante ao que atribui as casas municipais em Lisboa.

As preocupações sociais da Câmara vêm-se pela forma como aquelas cinco modestas habitações serão isoladas do resto do espaço, por motivos de segurança. As casas terão um muro à volta, videoporteiro e câmaras de vídeo-vigilância, tudo no melhor interesse dos cidadãos. Em análise está a possibilidade de o bairro social da Quinta do Outeiro ser equipado com um ginásio e uma piscina.

sábado, 11 de outubro de 2008

Reportagem “Amor a cada esquina” não é sobre prostituição

O Azemel Vimaranense descobriu que a reportagem “Amor a cada esquina”, publicada na última edição do Povo de Guimarães não é sobre prostituição. Ao contrário do que o título pode sugerir.

O Azemel Vimaranense foi falar com um especialista em jornalismo, José Eduardo Guimarães. “Há que esclarecer que não se trata de uma reportagem sobre prostituição. É mais uma história infantil. Aliás, não sei se pode considerar jornalismo. É mais voyeurismo”. O especialista inúmera uma série de pormenores que, realmente, fazem a diferença. “Já reparou que as fotografias foram tiradas de costas, à socapa?” e não há “citações que denotem trabalho do jornalista”.

A continuar assim, “qualquer dia consideram o Expresso do Ave um jornal e a bonequinha decotada que eu mando aos sítios uma jornalista”, concluiu o especialista, jornalista, fotógrafo, empresário e opinion maker.

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Breve: República faz implantes no centenário da implantação

A República fez 98 anos no domingo. Coitada, está velha. A figura de seios descobertos está cada vez menos apelativa para os portugueses, mas a comissão que vai tratar das comemorações do seu centenário está a preparar uma intervenção que promete fazer recuperar o interesse dos portugueses pelo regime.

A República vai fazer em 2010 um implante para comemorar o centenário da implantação. “Tínhamos que implantar qualquer coisa, só não sabíamos o quê”, afirmou Vital Moreira.

A nova figura da República já pode ser vista online.

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Lordelo tem rua Dr. Aurélio. Moreira de Cónegos terá rua Dra. Fernanda

A vila de Lordelo inaugurou, há duas semanas, a rua Dr. Aurélio. A vila vizinha de Moreira de Cónegos vai inaugurar em breve a rua Dra. Fernanda e estes são apenas os dois primeiros exemplos de uma série de iniciativas do tipo que as juntas de freguesia do concelho de Guimarães vão realizar.

Assim, até ao fim do ano, as freguesias de Longos, Abação e Balasar, inauguram as ruas Dr. Carlos, Dra. Ana e Dr. Alfredo. Todas as freguesias do concelho de Guimarães terão uma rua com o nome de um Doutor ou uma Doutora. A ideia, de acordo com José Martins, presidente da junta de Creixomil e presidente da associação de juntas de freguesia de Guimarães, é “homenagear todos os vimaranenses”. “Ao fim de uns meses teremos já umas boas dezenas de nomes homenageados. Neste país de doutores e engenheiros é um instantinho até que tenhamos homenageado toda a população”, aludiu o autarca.

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Nova peça do Teatro Oficina é homenagem a Ferreira Leite (esta notícia contém spoilers)

A nova peça do Teatro Oficina, Silenciador, é uma homenagem de Guimarães a Manuela Ferreira Leite. O texto assinado por Jacinto Lucas Pires, filho do antigo candidato do PSD às Europeias (isto anda tudo ligado), fala sobre uma avó que tem um neto piqueno em Londres, e que por isso deixa o seu cargo de líder do maior partido da oposição num país do terceiro mundo entregue aos bichos.

“A senhora mantém-se calada todo o tempo e mantém toda a gente na expectativa sempre que parece que vai dizer alguma coisa. Mas mesmo quando fala, não diz nada”, conta Lucas Pires ao Azemel Vimaranense.

Com esta pela, a Câmara de Guimarães pretende homenagear a líder do PSD. “Ela anda calada e mantém os militantes em suspense. Os militantes do PSD de Guimarães passam tanto tempo colados ao computador e à televisão à espera de uma palavra da sua líder que nem se apercebem do que acontece na cidade”, explica a vereadora da cultura, Francisca Abreu. Desde que Manuela Ferreira Leite tomou posse, a câmara de Guimarães loteou um terreno do parque da cidade, aprovou o PDM, demoliu uma parede do Paço dos Duques e aprovou 11 subsídios para cooperativas municipais sem que o PSD se apercebesse.

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Breve: Birra dos Nicolinos vai ser decidida no recreio do Liceu

Os meninos Nicolinos andam de candeias às avessas. Normal. Agora o motivo foi o registo do nome das festas dos estudantes vimaranense como marca ao abrigo da propriedade industrial.
Os responsáveis foram os nicolinos da Tertúlia das Dominicas. "As Nicolinas são mais minhas que tuas", disse um dos meninos. A resposta dos nicolinos da rua ao lado não se fez esperar: "Sois uns gatunos, a roubar a festa do povo". Ao que o menino das Dominicas ripostou: "Quem diz é quem é".
O tira-teimas está marcado para esta tarde no recreio do Liceu. As armas permitidas neste ajuste de contas são maçanetas dos bombos, lanças das Maçazinhas e os calhamaços do Lino Moreira da Silva. O encontro está marcado para as 15h00, junto à porta da escola. O árbitro será indicado pela câmara, mas deve vir de Braga.

domingo, 5 de outubro de 2008

Breve: Jota Ésse elogia Magalhães (o outro)

A coluna de opinião das juventudes partidárias nas páginas do nosso concorrente Povo de Guimarães foi, na pretérita semana, ocupada pela Juventude Socialista. Depois de a JSD ter falado de competição, a JCP de revolução leninista e a JP ter mostrado uma vez mais que não existe, a JS vem falar de um tema que certamente preocupa os muitos jovens que representa: Magalhães.
Não, não foi do presidente da Câmara de Guimarães. Foi mesmo do computador alegadamente "made in Portugal".

sábado, 4 de outubro de 2008

Sondagem: Quem está mais podre?

O Azemel Vimaranense colocou online uma sondagem em que quer conhecer a opinião dos seus leitores acerca do tema do momento: Quem está mais podre, a sede do CAR ou o presidente da República que a visitou?
As respostas podem ser dadas na barra lateral do Azemel Vimaranense.

Lobby de Paços de Ferreira patrocinou concerto de Mesa

O concerto de Mesa que teve lugar no Centro Cultural de Vila Flor (que embora não pareça, é em Guimarães) foi patrocinado pelo lobby madeireiro de Paços de Ferreira.
A direcção do CCVF foi contactada secretamente pelos emissários de Paços de Ferreira que impuseram uma programação para os próximos três meses. Assim, além de Mesa, devem actuar no Vila Flor, até Dezembro, os Cama e os Arca. Os Escrivaninha, uma jovem banda, deve actuar no Café Concerto em Novembro.
Um crítico anónimo, contactado pelo Azemel Vimaranense, afirma que este acto se trata de uma "inqualificável cedência do CCVF a interesses privados". O nosso jornal sabe que também o lobby de Vila do Conde está em contactos com os responsáveis da Oficina. A prova disso é o concerto dos Peixe:Avião, no sábado.

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Expo Idoso começa hoje com desfile de septuagenários

Começa hoje no pavilhão Multiusos a primeira edição da Expo Idoso, uma mostra sui generis.
A exposição vai juntar cerca de 300 idosos em exposição, divididos por idade. Assim, a ala direita do pavilhão estará reservada aos sexagenários, ao passo que a ala esquerda se destina aos septuagenários. Os octogenários ficarão com a zona central do pavilhão. Logo à entrada do espaço estarão os restantes idosos, entre os 90 e os 100 anos, já que têm mais dificuldades em chegarem ao extremo do Multiusos.
A Expo Idoso começa hoje com um desfile de septuagenários. Os idosos serão vestidos pela loja Murta, na rua Santo António. 
O prato-forte serã a apresentação de um exemplar único, datado de 1911. Trata-se de um idoso de Arosa, com um motor biturbo incorporado no andarilho e Hil Hold Assitant, para ajudar nas subidas. 

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Concerto GNR-GNR cancelado

É um exclusivo Azemel Vimaranense. O concerto dos GNR com a banda da Guarda Nacional Republicana marcado para o Multiusos de Guimarães foi cancelado. Na origem da decisão estará o primeiro-ministro José Sócrates, que por mais que uma vez já tinha avisado que não ficará nenhum GNR na secretária e irá tudo para trabalho no terreno.
Em declarações esta madrugada, Sócrates avisou: "Se eu volto a acordar de noite com pesadelos, porque me lembro que andam aí Guardas a não estarem a dar show para a RTP a entrar de metrelhadora num qualquer bairro social, para estarem aí a tocar trombone a acompanhar a voz do Rui Reninho haverá automaticamente processos disciplinares a torto e a direito".
Depois de contactada a cooperativa Tempo Livre, ficamos a saber que o problema está resolvido. Segundo Amadeu Portilha: "Se não vier o Tony vem o filho. Alguém há-de encher a casa nessa noite. Nem que eu vá fazer peões para o parque de estacionamento!".

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Líder do PSD segue exemplo de Durão Barroso e muda de nome

O candidato a líder do PSD de Guimarães vai mudar de nome, seguindo o exemplo do último primeiro-ministro do partido (Santana não conta). O novo nome de José Manuel Antunes foi apresentado esta semana pelo Povo de Guimarães. O social-democrata vai deixar cair o “José” e será apenas Manuel Antunes. O objectivo é encurtar o nome e facilitar a sua memorização.

O novo nome artístico do futuro líder do PSD tem menos três letras que o do presidente da Câmara. E isso, dizem os psicólogos contratados pelo partido “laranja”, será um trunfo na luta autárquica.

O único obstáculo à mudança de nome de José Manuel Antunes é a sua profunda crença católica. O vereador entende que deve ser crismado, mas os bons contactos do seu irmão com o Senhor devem resolver a situação.